A prefeitura criou um Grupo de Trabalho com a missão de propor um plano de ação para a ocupação e/ou revitalização de imóveis vazios e subutilizados (Decreto 42.882 de 10/02/2017 – ver texto completo aqui: dec-42882-gt-centro-x-desocupados).
O GT tem 60 dias para apresentar um plano, e terá a coordenação do Gabinete do Prefeito/ Instituto Pereira Passos e Casa Civil, com representantes das secretarias de Urbanismo, Fazenda, .Assistência Social, Desenvolvimento, Ordem Pública, além de CDURP, IRPH e SEBRAE.
Basicamente a meta é verificar como incentivar esta ocupação / revitalização com base no estabelecido no Plano Diretor, e também propor eventuais modificações na legislação e também a revisão dos incentivos fiscais vigentes.
Que impacto pode ocorrer com relação ao mercado imobiliário na região?
Acredito que possa trazer para a região a figura do pequeno incorporador, que pode se interessar em algum dos mais de 2.000 imóveis vazios/ subutilizados da região e fazer retrofits ou novos empreendimentos, especialmente em áreas em que não são “cepacáveis”
Ainda existem muitos galpões e prédios desocupados com problemas de titularidade, que ao fim das contas é o maior impedimento da utilização destes imóveis. É uma oportunidade do município buscar uma forma de regularizar estes imóveis de forma que estes venham para o mercado
De forma geral, a direção apontada me parece muito boa, ao pretender incentivar a ocupação de áreas com farta infraestrutura, transporte público, além de ser junto a região que oferece o maior número de empregos na cidade.
A conferir.
